quinta-feira, 2 de maio de 2019

O JOVEM CRISTÃO E A FACULDADE

Pesquisa indica que maioria dos jovens que entram na faculdade se desviam da igreja

“Faculdade serve para ir ao bar e fumar maconha, mas nem isso eu fiz” afirmou Daillo Gentili reporter do programa CQC, que segundo declarações foi criado na Igreja Batista e tinha o sonho de se tornar pastor. O publicitário desistiu do desejo após ser expulso por mau comportamento.

Por muito tempo tem se falado do envolvimento dos cristãos no meio secular, porisso resolvi escrever a vc leitor a respeito deste assunto. De início não posso deixar de registrar a importância da presença de jovens cristãos em todos os lugares da sociedade, sendo legítimas testemunhas de Cristo, seja ela na faculdade na musica, nos tribunais, no esporte, etc etc.

A universidade, para muitos é um desafio, e na realidade é um grande desafio. Podemos sair de lá derrotados em sua vida espiritual,uma das atividades mais comuns entre os jovens é se embriagar. Se você visitar um campus universitário na sexta-feira ou sábado à noite, você vai encontrar um monte de bêbados e não há dúvidas de que se embebedando se sobe em popularidade na turma, se não tiverem uma postura de verdadeiros cristãos e rejeitando o que o mundo nos oferece teremos uma vida de mal testemunho. É um assunto muito sério do ponto de vista do compromisso com Deus, que ao mesmo tempo possibilita viver nesse ambiente sem perder a identidade cristã.

A universidade surgiu a partir do mundo romano, sendo freqüentada por estudantes vindos de todas as partes do mundo. As primeiras surgiram na Europa, mais tarde na América Latina e no Brasil em 1820, no Rio de Janeiro. Essa organização é um instrumento de formação social para atender os interesses da sociedade em que vivemos.

Não há duvidas que o jovem cristão deve estar ligado a Deus e atento a estas questões. Pergunto, até onde devemos nos envolver? Já houve uma corrente muito forte na sociedade trazendo questionamentos, por exemplo, por que estudar? Por que se especializar? “Se Cristo está às portas!”. Parece irônico, mas aconteceu. Certamente Cristo voltará, essa é a nossa esperança, mas enquanto isso vamos correr atrás do conhecimento como fez Moisés, que foi instruído em toda ciência dos egípcios, era poderoso em palavras e obras (At. 7.22). 

O que dizer de jovens hebreus como Daniel, Hananias, Misael e Azarias que foram selecionadas criteriosamente na Babilônia em um verdadeiro “vestibular” para que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus (Dn. 1.4). Jesus aos 12 anos teve a oportunidade divina de estar junto aos doutores e sábios de Israel “universitários da época” (Lc. 2.46-47). Destaco também o filósofo João Huss reitor popular da antiga Tchecoslováquia, onde pregava contra heresias e práticas errôneas. Martinho Lutero, o grande reformador dedicou-se inteiramente a Deus descobrindo os erros da Igreja Catolica e escrevendo as 95 teses contra os ensinos heréticos. 

Fiz questão de mencionar dados históricos para exemplificar aos nossos dias, a necessidade de sabermos nos conduzir no processo de envolvimento. Precisamos ter um testemunho legítimo não so na faculdade mas em todos lugares onde formos como sal da terra, com atitudes que possam honrar o nome do Senhor na convivência com as demais pessoas. Como luz do mundo, temos o desafio de rebater os ensinos heréticos dados por professores e não permitir que o brilho das trevas tenha efeito, mas não causando polemicas e discussões vãs sempre com respeito e dentro da luz da palavra de Deus. 

Não podemos nos descuidar da oração, ela é a nossa arma, muitos não acreditam, mas como diz lá em Tiago 5.16, pode muito em seus efeitos. Um grande desafio é sermos cheio do Espírito Santo para sermos destaque “para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai” (Mt. 5.16).

Concluindo, precisamos fazer como Cristo, oferecer as Boas Novas do evangelho, liberdade e vida abundante para os oprimidos atraves dos nossos atos, assim nossos colegas vao desejar ser como nós.

De maneira alguma devemos estar isolados para que não venham a dizer - olha ali é o cantinho dos crentes, mas sim procurar aplicar os dons e as virtudes cristãs gerando bem-estar a todos ao redore despertando o desejo em todo de serem como nós. Que tenhamos coragem de afirmar nossa fé em Jesus, com uma mente aberta à sabedoria originada na palavra de Deus, indo contra filosofias anticristãs que direcionam o homem contra Deus.

Deus conta comigo e com vc!


Nenhum comentário:

Postar um comentário