quinta-feira, 2 de maio de 2019

O jovem cristão e o perigo da bebida alcoólica


Uma das atividades mais comuns entre os jovens é se embriagar. Se você visitar um campus universitário na sexta-feira ou sábado à noite, você vai encontrar um monte de bêbados. Fim de semana é um período de festa; período de embriaguez, de sexo ilícito, de uso de drogas, de lascívia excessiva e desenfreada, de se divertir e se revoltar. Festas com bebidas são vistas como um agradável deleite por muitos jovens. Na segunda-feira pela manhã eles estão dizendo: “Eu bebi tanto sexta à noite que apaguei. Você deveria ter me visto sábado à noite, eu não conseguia nem andar. Eu tomei quase uma caixa sozinho”.

Não há dúvidas de que se embebedando se sobe em popularidade na turma. Muitos desconversam sobre o uso de drogas por ser ilegal e algo relativamente novo em nossa cultura. Ficar bêbado, por outro lado, é mais aceitável. Muitos consideram o se embebedar, tal como o sexo antes do casamento, como uma parte normal do crescimento. Muitos jovens fumam, se embebedam e praticam sexo ilícito porque eles pensam que isto é algo para pessoas maduras. Outros pensam que se embriagar é legal. A principal questão que as pessoas têm ignorado é a atitude de Deus para com os bêbados e a embriaguez. Deus tem muito o que dizer sobre este assunto em Sua palavra – a Bíblia.

1 – O que a Bíblia diz sobre a bebida alcoólica

Quem é que grita de dor? Para quem são as tristezas? Quem é que vive brigando e se queixando? Quem é que tem os olhos vermelhos e ferimentos que podiam ter sido evitados? É aquele que bebe demais e anda procurando bebidas misturadas. Não fique olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente. Pois no fim ele morde como uma cobra venenosa. Você verá coisas esquisitas e falará tolices. Você se sentirá como se estivesse no meio do mar, enjoado, balançando no alto do mastro de um navio. Então você dirá: “Alguém deve ter batido em mim; acho que levei uma surra, mas não lembro. Por que não consigo levantar? Preciso de mais um gole.” (Pv 23. 29-35)
O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio. (Pv 20.1)
Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. (1 Pd 4.3)
Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. (Rm 13.13)
Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. (Lc 21. 34.36)
As filhas de Ló vem, demos a nosso pai vinho a beber, e deitemo-nos com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. (Gn. 19:32)
Noé plantou uma vinha E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda (Gn 9.20-21)

2 – O perigo da bebida na família

Quando tinha 11 anos, o carioca Fabrício tomou seus primeiros goles de cerveja. Estava na companhia do irmão e de um primo em uma festa. Com 15 anos, acompanhado do pai, embriagou-se pela primeira vez. Aos 16, munido de uma carteira de motorista falsa, ele saía para dirigir – quase sempre bêbado – e volta e meia se metia em brigas de rua.
Temos percebida que a bebida alcoolica tem destruído as famílias

3 – Bebida é pecado e não somente desvio de conduta

“Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados herdaram o reino de Deus” (1Co. 6:10).
As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. (Gl 5.19-21)

4– O líder não pode ser dado ao vinho

É necessário, pois, que o líder seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; (I Tm 3.2-3)

5 - Por que o jovem cristão não precisa das bebidas alcoólicas? 

Há uma série infindável de razões pelas quais os cristãos não consomem bebidas alcoólicas. Por exemplo: o cristão não precisa de álcool para ficar alegre, ou para esquecer dos problemas, ou para fugir da realidade. 

Entre vários motivos, o cristão não precisa das bebidas alcoólicas porque:

* O álcool cria um hábito maléfico. O álcool produz com muita facilidade uma dependência severa e violenta. Torna-se um hábito danoso e difícil de abandonar. (Alcoólicos anônimos)

*O álcool destrói o corpo. O álcool obscurece a mente e provoca distúrbios nas funções corporais. O consumo contínuo do álcool causa cirrose no fígado e produz incontáveis desordens físicas. O álcool é um forma terrível de auto-destruição. (Revista Veja)

* O álcool produz morte. É comprovado que a maioria esmagadora das mortes violentas e dos acidentes no trânsito são causadas pelo álcool. 

* O álcool é um falso escape. Muitas pessoas se embebedam para fugir da realidade. Jesus disse que a embriaguez aprofunda a depressão, ao invés de eliminá-la. 

* A embriaguez destrói a família. Bebida em excesso é destrutiva para a família e a sociedade. Vários homens se embebedam e batem em suas esposas e filhos. Várias famílias são pobres porque o pai é um bêbado e um irresponsável.

* A embriaguez conduz à devassidão. Embriaguez pode conduzir à imoralidade sexual, ira, briga e até mesmo assassinato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário